AMPLA Contabilidade e Assessoria

Pequenas empresas lideram geração de emprego no Brasil

Quase 180 mil novos postos de trabalho foram gerados pelas MPEs no primeiro trimestre do ano

As micro e pequenas empresas são as que mais vêm trazendo bons resultados nos últimos meses no Brasil. Com o aumento de abertura de negócios, as MPEs têm se tornado o caminho mais fácil de inserção no mercado de trabalho e fuga do desemprego.

Tanto para novos empreendedores quanto para desempregados, estas empresas têm se mostrado ótimas oportunidades e, consequentemente, têm tido grande participação na recuperação da economia.

De janeiro a março deste ano, as MPEs geraram quase 180 mil novos postos de trabalho no Brasil, na contramão do aumento do desemprego – só em março foram registrados 42,3 mil desempregados no país. Em abril, o crescimento continuou. Segundo divulgado pelo Sebrae, as pequenas empresas criaram 93,7 mil novas vagas.

Representando a maior parte dos negócios brasileiros (mais de 98% das empresas brasileiras se enquadram entre micro e pequenas), estes empreendimentos são a principal fonte de vagas formais no mercado de trabalho. O último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), realizado em 2017, apontou que 55% das pessoas que começaram a trabalhar naquele ano tiveram a oportunidade do primeiro emprego em uma empresa de pequeno porte.

Também segundo o CAGED, as pequenas empresas são também as maiores responsáveis pela inserção dos jovens no mercado. Das mais de 755 mil pessoas que foram empregadas por uma MPE em 2017, 69,5% eram jovens entre 18 e 24 anos.

Com as oportunidades de empreendedorismo e mais investimentos, as micro e pequenas empresas se revelam como impulsionadoras da economia no país, tanto pelo número de vagas criadas no mercado de trabalho, quanto pela competitividade, fomento e produção de novas tecnologias e seu próprio crescimento.

Já pensou em ser um microempreendedor? Quer abrir uma empresa? A Ampla Contabilidade e Assessoria pode te ajudar! Conheça nossos serviços e entre em contato conosco!

Com informações do Sebrae

*Atualizada em 31/05/2019